Skip to main content
O resultado da Terapia é tornar-se numa pessoa autónoma,
capaz de ser o que é, e de escolhero seu caminho

Psicologia

Sobre

É a ciência que estuda o comportamento humano, os processos mentais (pensamentos, emoções) e as suas interacções com o ambiente físico e social. O objetivo da psicologia é diagnosticar, compreender, explicar orientar a mudança de comportamentos humanos. Os psicólogos atuam em colaboração com outros profissionais, médicos, psiquiatras, pedopsiquiatras, neurologistas, pediatras, professores, tanto na intervenção conjunta de utentes, como na realização de testes de personalidade, desenvolvimento, neuropsicólogicos que ajudam ao diagnóstico, de por exemplo, perturbações personalidade, perturbações desenvolvimento ou demências.

Psicologia clinica e da Saúde

É a especialidade que efetua avaliação, diagnostico, intervenção psicológica, monitorização, prevenção e consultadoria nas dificuldades de saúde mental e física, através de protocolos terapêuticos cientificamente validados e ajustados à situação clinica de cada utente. A equipa de profissionais da Unidade de Saúde da SCMVC, tem como objetivo a promoção e reabilitação da saúde mental de criança / jovens, adultos e adultos mais velhos, num acompanhamento de proximidade e em formato interdisciplinar, de forma a conseguir a otimização da funcionalidade comportamental, cognitiva e afetiva; tal como do bem-estar e do desenvolvimento pessoal.

Quando Recorrer

Crianças & Jovens

Quando as crianças / jovens tem alguma dificuldade, não tem que ter obrigatoriamente um problema. As dificuldades têm de ser avaliadas tendo em consideração os seguintes aspetos: há quanto tempo estão presentes, se são incomuns para a idade, se já tentaram resolver e não obtiveram resultados positivos, e se está a interferir com o desenvolvimento pessoal, familiar, social e / ou desempenho escolar (ex: sentimentos intensos de tristeza ou ansiedade que persistem no tempo e interferem com o dia-a-dia; comportamentos regressivos, como voltar a fazer chichi na cama, muita dependência dos pais ou birras intensas que já não existiam, aumento de queixas somáticas, como dores de cabeça, de barriga, deixar de brincar).

Adultos

A vida adulta contempla um conjunto de papéis, funções e situações que muitas vezes ultrapassam os nossos recursos. Quando começamos a não nos identificar com os nossos pensamentos, emoções e comportamentos, então devemos reflectir o impacto que estas mudanças estão a ter na nossa vida, como há quanto tempo nos estamos a sentir diferentes e como estas mudanças se estão a refletir na nossa vida pessoal, profissional e social (ex: sensação prolongada de incapacidade e de tristeza, preocupação excessiva, esperar sempre o pior ou sentir-se constantemente no limite, ter problemas que não melhoram apesar do esforço pessoal e ajuda de família ou amigos) e então avaliar a necessidade de obter apoio especializado. Como psicoterapeutas, observamos a coragem que os nossos utentes mostram quando decidem confrontar-se com a mudança necessária para o equilíbrio e temos o privilégio de participar e aprender com as vidas que são transformadas pelos programas de intervenção.

Adultos mais Velhos

As indicações contemplam: adaptação á perda funcional e luto; alterações do comportamento e de memória; perturbações depressivas; perturbações de ansiedade; perturbações de somatização (sintomas somáticos, hipocondria); processos de cuidados paliativos, entre outros.

Serviços Disponíveis

Consulta de Crianças & Jovens

SCMVC tem uma equipa multidisciplinar e especializada, num modelo de atividade centrado na criança / jovem e no seu contexto vivencial (família, escola, pares). Esta consulta está indicada para a avaliação, diagnóstico, intervenção e monitorização nas seguintes dificuldades: depressão (tristeza prolongada, isolamento social); ansiedade (medos – ex. escuro e fobias, ansiedade de separação, desempenho escolar, ataques de pânico); perturbações da eliminação (enurese, encoprese); dificuldades de adaptação (divórcio parental, luto, nascimento de irmãos, mudanças de escola, doença), hiperatividade e défice de atenção; perturbações globais desenvolvimento (autismo, asperger); problemas do comportamento (oposição, autoagressão, hetero-destrutivos, consumo de álcool ou drogas); anorexia, bulimia, obesidade; alterações do comportamento nas atividades diárias (sono, alimentação e da autonomia), deficiência mental (ligeira, moderada), dificuldades de aprendizagem (dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia) e orientação escolar e vocacional. Tal como na consultadoria / aconselhamento a pais e professores.

Consulta de Adultos

SCMVC, tem terapeutas especializados na avaliação, diagnóstico e intervenção psicoterapêutica, atuando de forma ética e estabelecendo relações genuínas com os seus utentes. Aplicamos psicoterapia cognitivo – comportamental, num modelo integrativo, cientificamente testada e recomendada (Nice, Uk). Intervimos terapeuticamente em diversas perturbações: ansiedade (generalizada, social, desempenho, pânico e agorafobia, fobias e medos, stress pós-traumático), perturbação obsessivo-compulsiva; perturbações depressivas (bipolar); perturbações comportamento alimentar (anorexia, bulimia) e obesidade; perturbações do sono (insónia); dificuldades de adaptação (gravidez, divórcio, doença); perturbações de somatização (sintomas somáticos, hipocondria) problemas relacionais (conjugais, familiares); perturbações da personalidade (borderline); maus-tratos (violência doméstica, bullying), luto e perda, burnout (desgaste físico / mental resultante do trabalho) e desenvolvimento pessoal (resiliência, autoconhecimento). Qualquer um de nós em certo momento da vida, se depara com uma depressão que esvazia a cor da vida, um pânico que surge subitamente ou outras experiências que tomam conta das nossas mentes, nesse momento precisamos de métodos experimentados e testados para voltar a encontrar o equilíbrio (Gillihan, 2019).

Terapia Cognitivo Comportamental (CBT)

É uma forma de psicoterapia cientificamente testada e que é eficaz numa variedade de problemas e dificuldades psicológicas / psiquiátricas / saúde. A CBT é uma abordagem de tratamento que se foca em como os pensamentos e crenças de uma pessoa afetam os seus sentimentos e comportamentos. É uma psicoterapia focada nas soluções, orientada para aprendizagem de competências e soluções de problemas, usualmente mais centrada no presente e mais limitada em tempo de intervenção. Os utentes aprendem estratégias específicas que podem utilizar ao longo da sua vida para modificar pensamentos e comportamentos que os levam a uma melhoria de humor, funcionamento e sentimento de bem-estar. Estas competências / estratégias envolvem definição de objetivos de vida; identificação e modificação de distorções cognitivas, mudança comportamental, entre outros. A CBT é uma psicoterapia estruturada que ajuda as pessoas a identificar o que mais procuram para as suas vidas e movimenta-os para ultrapassarem obstáculos e atingirem a sua visão. Usando uma variedade de técnicas cognitivas e comportamentais, mas que não fica definida apenas pelo uso destas estratégias. Os terapeutas CBT, usam a resolução de problemas e portanto, requisitaram estratégias de outros modelos psicoterapêuticos, nomeadamente: terapia da aceitação e do compromisso; terapia focada na compaixão, mindfulness, terapia focada nas soluções, entrevista motivacional, psicoterapia interpessoal, psicologia positiva, terapia comportamental dialética e psicodinâmica (Beck Institute).

Número de sessões

O curso da CBT, consiste numa série de sessões, no qual terapeuta e utente encontram-se regularmente e colaboram mutuamente.  As sessões decorrem uma vez por semana, quinzenal ou mensalmente. O curso do tratamento usualmente decorre entre 5 e 20 sessões, com a duração de 50 minutos cada sessão aproximadamente. O número de sessões varia de acordo com as dificuldades apresentadas pelo utente (ex: ligeiro, moderado ou grave), tipologia das dificuldades (ex: depressão ou anorexia), ritmo de progressos e objetivos do utente. Existem porém algumas situações que podem levar mais tempo, como no caso de pessoas que sofreram traumas mais graves e têm vários problemas em simultâneo, levando assim á necessidade de psicoterapia de modo prolongado.

Consulta de Adultos mais Velhos

A psicogerontologia é uma área da psicologia especializada em compreender os mecanismos psicológicos do envelhecimento, e a aplicação desse conhecimento a desenvolver competências de acompanhamento holístico do adulto mais velho em toda a sua dimensão (psicológica, emocional, física, cognitiva, social e espiritual). A intervenção dos Psicogerontólogos tem como finalidade a promoção do envelhecimento ativo e saudável, o processo de adaptação a esta fase do desenvolvimento humano, a elaboração e execução de programas de melhoria cognitiva e promoção da autonomia, a prevenção do isolamento e da exclusão social, tal como a consultadoria aos seus cuidadores (ex: como gerir comportamentos problemáticos associados demência).

Quais as atuações dirigidas aos adultos mais velhos

Avaliação Psicológica / Neuropsicológica e a sua Monitorização: avaliação das alterações emocionais, comportamentais, cognitivas, funcionais e da qualidade de vida, de forma a definir e a implementar a metodologia de intervenção mais adequada para cada utente;

Intervenção Psicoterapêutica Individual: Modelo Cognitivo – Comportamental / Cognitivo Comportamental de 3.ª geração e Mindfulness; Terapia da Reminiscência, Terapia da Validação, Musicoterapia.

Intervenção Neuropsicológica: Reabilitação / Estimulação (Sessões de Estimulação Cognitiva Global; Sessões de Treino Cognitivo – Níveis Ligeiro / Moderado).

 Quais as atuações dirigidas aos Cuidadores de Adultos mais velhos?

Consultadoria e aconselhamento aos Cuidadores - Famílias e Cuidadores Profissionais: Psicoeducação e partilha de conhecimento e de formas de intervenção reciprocas que contribuam para o reforço das capacidades e competências na gestão de dificuldades e / ou doença do adulto mais velho, tal como no potenciar da qualidade das relações familiares e profissionais;

Intervenção Psicoterapêutica: Burnout do cuidador (desgaste físico / mental).

Mais valia do tipo de Intervenção

A Psicogerontologia apresenta-se num formato interdisciplinar e em configuração transdisciplinar de forma a que possa responder às necessidades dos adultos mais velhos, mas também dos demais intervenientes nesta etapa da vida, proporcionando assim prevenção, saúde mental, intervenção precoce, reabilitação / intervenção com base em tratamentos empiricamente validados. Esta intervenção procura essencialmente numa abordagem holística efetuar uma intervenção de “atenção centrada na pessoa” que seja de contribuir para um envelhecimento ativo e com sentido, qualidade de vida e empoderamento psicológico enquanto adulto mais velho.

Sameiro Maio, Dra

Corpo Clínico

Mª Sameiro Maio

Mª Sameiro Maio, Dra


  • Especialidade

    Neuropsicologia Clínica

  • Área de Diferenciação

    Especialidade Avançada em Psicoterapia (OPP)

    Especialidade Avançada em Neuropsicologia (OPP)

    Especialidade Avançada em Psicogerontologia (OPP)

    Psicoterapia (Cognitivo – Comportamental / Cognitivo – Comportamental de Terceira Geração e Baseadas Mindfulness: Perturbações da Ansiedade (Separação, Social, Generalizada, Pânico e Agorafobia, Medos e Fobias, Stress Pós-traumático); Perturbação Obsessivo – Compulsiva; Perturbações Depressivas, Perturbações do sono, Perturbações Adaptação (Doença crónica / aguda, Transições de Vida), Luto e Perda, Perturbações do comportamento alimentar (Anorexia, Bulimia) e Obesidade (Tratamento Multidisciplinar da Obesidade), Maus tratos (Bullying, Violência doméstica), Intervenção em Situações de Crise (comportamentos autolesivos, más noticias, incidentes críticos, ataques pânico); Burnout (desgaste físico / mental profissional); Problemas de Relacionamento, Problemas Comportamentais (desafio/oposição, disrupção do comportamento); Problemas de Eliminação (Enurese, Encoprese), Desenvolvimento Pessoal (autoconhecimento, potenciar competências, resiliência e aceitação).

    Neuropsicologia (Demências – Avaliação & Reabilitação / Intervenção).

    Psicogerontologia (Envelhecimento Ativo e Qualidade Vida, Perturbação de Somatização e de Ansiedade, Adaptação perda funcional, Alterações do comportamento e memória, Cuidados Paliativos).

  • Formação académica

    2019 - 2023 - Especialização em Psicoterapia - Continuação da Formação / Supervisão em Psicoterapia num treino Multimodal e Internacional – Psicoterapeuta em Treino, na Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas (SPPC).

    2020 - Cursos: Intervenção Cognitivo - Narrativa no Luto e no Trauma - Nível 1 & Nível 2, Centro Psicologia do Trauma e do Luto (CPTL).

    2019 - Workshop em IFS - Internal Family Systems, SPPC.

    2019 - Workshop: “Cultivating the Compassionate Self to work with Shame Memóries”, Universidade de Coimbra.

    2019 - Curso: Dilemas na Prática – Tomada de Decisão Profissional – Orientadores, OPP.

    2019 - Curso em Terapia 3.ª Geração em Crianças & Adolescentes: Terapia Focada na Compaixão, Psikontacto.

    2019 - Curso PSYCHOPATHY.COMP: Individual Intervention Program based on Compassion Therapy, Universidade de Coimbra.

    2019 - Curso Pratico de Mindfulness, Universidade do Porto.

    2019 - Workshops: "Intervenção no Auto dano não suicidário em adolescentes" & "Perturbações Alimentares na Adolescência - A abordagem das terapias de 3.ª geração", Psikontacto.

    2019 - Workshop: "Mindfulness - Aplicação em Contextos de Saúde", OPP

    2019 - Workshop: "Técnicas, Táticas e Procedimentos para Diferentes Problemas em Crianças & Adolescentes, Associação Portuguesa de Psicoterapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa (APPCCI).

    2019 - Workshop: Terapias 3.ªGeração e Mindfulness - "Ativação Comportamental em Adolescentes", Psikontacto.

    2018 - Curso: Implementação de Serviços de Psicologia em Unidades de Saúde do SNS, OPP

    2018 - Curso: Intervenção Psicológica em Situação de Crise e Catástrofe, OPP

    2018 - Curso: EuroPsy - Certificado Europeu de Psicologia, OPP

    Europsy - Certificado Europeu de Psicologia: Clínica e da Saúde, European Federation of Psychologist Associations (EFPA)

    2018 - Curso: Avaliação Pericial em Psicologia Forense, OPP

    2018 - Curso: Rastreio, Avaliação e Tratamento da Depressão em Matched Stepped Care, OPP

    2018 - Curso: Relatórios de Avaliação Psicológica, OPP

    2018 - Curso: Demências - Psicólogo no Rastreio, Avaliação e Intervenção, OPP

    2017 - Cursos: O papel dos Psicólogos nos Cuidados Paliativos, OPP

    2017 - Curso: Crianças e Jovens em Perigo - Avaliação e Intervenção, Ordem Psicólogos Portugueses (OPP).

    2008 - Curso Avançado: Intervenção cognitiva - comportamental: Doenças Cardiovasculares e na Reabilitação Cardíaca, Universidade Minho (UM).

    2008 - Curso Avançado: Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes - Terapias empiricamente suportadas em Problemas de Comportamento, UM.

    2008 - Curso Avançado: Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes - Terapias empiricamente suportadas na Hiperatividade, UM.

    2008 - Curso Avançado: Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes - Terapias empiricamente suportadas na Depressão, UM.

    2008 - Curso Avançado: Avaliação e Formulação de Casos com Crianças e Adolescentes, Universidade Minho (UM).

    2007 - Pós-Graduação em “Neuropsicologia Clínica” (Avaliação & Intervenção), UCAE.

    2007 - Supervisão Clínica – Supervisão, Orientação e Formação na área de Psicologia Clínica – Psicoterapia Cognitivo Comportamental, Clínica Universitária de Psicologia da Universidade Católica no Porto (UCP).

    2005 - TAV - Curso de Formação a Técnicos de Apoio à Vitima. Associação de Apoio á Vitima do Porto (APAV).

    2004 - Curso de SPSS para técnicos Superiores de Saúde, ESPAÇO T

    2003 - Pós-Graduação em “Tratamento Psicológico” (Avaliação e Intervenção com Manuais Empiricamente Validados em Adultos – Psicoterapia Cognitivo Comportamental), Colégio Universitário de Altos Estudos (UCAE).

    2003 - Formação Pedagógica de Formadores, na CERTFORM & CCP - Certificado Competências Pedagógicas pelo IEFP.

    Desde 2002 - Participação / frequência continua em diversos congressos, workshops, conferencias, jornadas e fóruns nacionais e internacionais, nas áreas de especialidade.

    2002 - Curso Superior de Psicologia (Pré-Bolonha) – Clinica e da Saúde, Universidade da Maia (ISMAI).

  • Atividade profissional

    Desde 2020 - Psicóloga Clínica e da Saúde – Psicoterapeuta, na Clinica Central do Porto

    Desde 2018 - Psicóloga Clinica e da Saúde – Membro da Bolsa de Psicólogos para Intervenção Psicológica em Situações de Crise e Catástrofe, na Ordem Psicólogos Portugueses.

    Desde 2015 - Psicóloga Clinica e da Saúde – Psicoterapeuta, no Grupo LabMED Saúde

    Desde 2011 - Orientadora de Estágios Profissionais de acesso à Cédula Profissional emitida pela OPP, na Ordem Psicólogos Portugueses.

    Desde 2008 - Psicóloga Clinica e da Saúde & Formadora – Psicoterapeuta, Neuropsicóloga, Psicogerontóloga, no Centro Rainha Dona Leonor – Residencial Assistida, SCMVC

    Desde 2007 - Psicóloga Clinica e da Saúde – Psicoterapeuta, no Hospital da Misericórdia Vila Conde – Consulta de Especialidade de Psicologia.

    Desde 2005 - Formadora em Psicologia Clinica e da Saúde em várias entidades (União Misericórdias Portuguesas, Santa Casa da Misericórdia Vila do Conde, IEFP, entre outros).

    Desde 2004 - Psicóloga Clinica e da Saúde & Formadora – Psicoterapeuta, no Centro Social em Macieira SCMVC.

    Desde 2003 - Psicóloga Clinica e da Saúde & Formadora – Psicoterapeuta, Neuropsicóloga, Psicogerontóloga, no Lar de Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia Vila do Conde.

    2016 - 2016 - Psicóloga Clinica e da Saúde – Psicoterapeuta & Neuropsicóloga – Centro Prof. Doutor Jorge Maio, Santa Casa da Misericórdia Vila do Conde.

    2007 – 2008 - Psicóloga Clinica e da Saúde & Formadora – Psicoterapeuta, Neuropsicóloga, na Unidade de Cuidados Continuados Integrados, Santa Casa da Misericórdia Vila do Conde.

    2005 – 2007 - Psicóloga clinica e da Saúde – Psicoterapeuta, na APAV | Apoio à Vítima – Gabinete Porto | Victim Support Portugal.

    2001 - 2002 - Estágio Académico em Psicóloga Clinica e da Saúde – Psicoterapeuta no Modelo Cognitivo Comportamental, no Hospital de Santa Luzia de Viana do Castelo (ULSAM) - Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental em Consulta Externa e Internamento.

  • Atividade académica

    2015 - I Reunião: "Anti-Burnout em Cuidadores na Demência - “Grupos de Apoio e Suporte para Cuidadores na Demência”, no Lar de Terceira Idade, na Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.

    Sociedades científicas:

    Membro Efetivo da Ordem Psicólogos Portugueses (OPP)

    Membro Internacional Afiliado da American Psychological Association (APA)

    Membro Associado da Sociedade Portuguesa Psicoterapias Construtivistas (SPPC)